POVO DE DEUS QUE CELEBRA
Palavras-chave:
Celebração, Mistério, Povo de Deus, Liturgia, FormaçãoResumo
O presente texto pretende refletir sobre a importância de uma constante formação litúrgica das comunidades, a fim de que as pessoas possam, cada vez mais, desempenhar as ações litúrgicas com compreensão do sentido do mistério celebrado. Se trata de uma pesquisa bibliográfica cujo problema de pesquisa ficou assim formulado: como proporcionar uma melhor vivência dos sacramentos ao povo de Deus que celebra? Os objetivos esperados circunscrevem aos anseios da oferta de uma reflexão que possa, a partir de textos recentes do Magistério e interlocutores, podermos oferecer uma reflexão que ajude a comunidade a rezar melhor.
Referências
BOSELLI, Gofredo. O Sentido Espiritual da Liturgia. Brasília: Edições CNBB, 2017. Coleção Vida e Liturgia da Igreja.
CONCÍLIO ECUMÊNICO VATICANO II. Documentos do Concílio Ecumênico Vaticano II. São Paulo: Paulus, 1997.
Conselho Episcopal Latino-americano. Manual de Liturgia 2 – A celebração do mistério pascal: fundamentos teológicos e elementos constitutivos. São Paulo: Paulus, 2005.
FIORES, Stefano de. Espiritualidade contemporânea. In. FIORES, Stefano de; GOFFI, Tullo. Dicionário de Espiritualidade. Trad. Augusto Guerra. Isabela Fontes Leal Ferreira. São Paulo: Paulus, 193.
FRANCISCO. Desiderio Desideravi: sobre a formação litúrgica do povo de Deus. 1a ed. Brasília: Edições CNBB, 2022.
FRANCISCO. Evangelii Gaudium: sobre o anúncio do Evangelho no mundo atual. 2a ed. São Paulo: Edições Loyola/Paulus, 2014.
MARQUES, Luís Felipe C. Associação dos Liturgistas do Brasil. Atualização Litúrgica 5. São Paulo: Paulus, 2022.
MARTÍN, Julían López. A liturgia da Igreja: teologia, história, espiritualidade e pastoral. Trad. Gentil Avelino Titton. Petrópolis: Vozes, 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Contemplação
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0.