ENSINO DE QUALIDADE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Ermes Rodrigues De Almeida Neto Faculdade São Basílio Magno

Palavras-chave:

Educação, Qualidade, Formação, Professor

Resumo

As políticas educacionais têm um papel fundamental na organização do currículo dos cursos de graduação, a formação de professores tem se refletido na atual conjuntura política que envolve a educação e, para compreender tal quadro, é necessária uma análise em termos de preocupações com a educação. A educação básica de crianças e adolescentes, o incentivo e a garantia do direito de acesso à educação pelo Estado se reproduzem diretamente na sociedade, uma vez que os índices de desenvolvimento humano, a renda média de cada cidadão e a possibilidade de inserção no mercado de trabalho mercado o mercado é maior. É necessário reforçar a política global de formação, promover profissionais da educação que respondam à formação inicial e contínua e ao contexto em que as disciplinas educativas estão inseridas, garantindo os recursos e realizando o projeto oportunidades de emprego e carreira para reforçar a qualidade da formação serviço público de educação à população com base na valorização da profissão docente.

Referências

BARRETO, M. J. Pedagogia e pedagogos: inquietações e buscas. Curitiba: Educar, 2014.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9394/96. Brasília – DF. 2016.

DALLARI, D. A. Direitos humanos e cidadania. São Paulo: Moderna, 2018.

FARAH, E. Cidadania. São Paulo: Juarez de Oliveira, 2012.

FERREIRA, G. A autonomia de professores. São Paulo Cortez, 2019.

GATTI, B. A. Formação de professores e carreira: problemas e movimentos de renovação. 2 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.

MARSHALL, T. H. Cidadania, classe social e statuts. Rio de Janeiro: Zaha Editores, 2017.

MEAD, T. O legado educacional do século XIX. Campinas: Autores Associados, 2015.

SAVIANI, D. A nova lei da educação: trajetórias, limites e perspectivas. Campinas – SP: 2ª série: reimpressão, 2018.

SOUZA, R. F. Lições da escola primária. In SAVIANI, D.; ALMEIDA, J. S.; SOUZA, R. F.; VADEMARIN, V. T. O Legado Educacional do século XX no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 2016.

URQUIZA, A. H. L.; LIMA, G. R. Fundamentos Pedagógicos da Educação em Direitos Humanos. Educação em direitos humanos: perspectivas contemporâneas, cap. 5. Campo Grande, MS. UFMS: 2020.

Downloads

Publicado

15/12/2023

Como Citar

Neto, E. R. D. A. (2023). ENSINO DE QUALIDADE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Revista Contemplação, (32), 32–41. Recuperado de https://revista.fajopa.com/index.php/contemplacao/article/view/387

Edição

Seção

Artigos