SOBRE A IMPORTÂNCIA DO PENSAMENTO SOCRÁTICO NA CONTEMPORANEIDADE

ON THE IMPORTANCE OF SOCRATIC THOUGHT IN CONTEMPORARY

Autores

  • Dennyson Arruda de Souza
  • Cesar Augusto Veras
  • Fernando Campos Peixoto
  • Pedro Pereira Borges

Palavras-chave:

Sócrates, Ética, Fatalismo, Crise, Atualidade

Resumo

Este estudo tem por objetivo principal analisar a importância de Sócrates na contemporaneidade, em um mundo marcado por crises e dilemas éticos e morais, bem como pelo fatalismo. Procurou-se trabalhar a ideia de que na contemporaneidade, a filosofia, de maneira particular, enquanto a arte de analisar-se, ficou esquecida e o entendimento do filosofar passou a ser entendido como autoajuda. Para dar cabo ao objetivo proposto, a metodologia adotada será a de caráter bibliográfico. Quanto ao método este será o dedutivo. É possível intuir que antes de se iniciar uma “cruzada” pela moral e os bons costumes, o correto mesmo seria iniciar uma cruzada pela retomada da consciência. Conclui-se neste estudo que a “concertação” social que levou ao trágico desfecho de Sócrates, é um fenômeno que volta e meia se instala em uma sociedade, o que passa por um processo de esvaziamento da “polis”, do espaço público, o que dá início a uma reação em cadeia, pois assim o próprio tecido social vai se fragilizando, sendo que lugares, culturas e interesses deixam de ser elementos criadores de vínculos entre as pessoas. Diante deste cenário, a sociedade se torna um espaço fértil para acusações mútuas, falsas lideranças e extermínios, entre outros processos históricos. Com isso, é possível notar que as relações interpessoais dentro e fora dos espaços públicos é fundamental para o desenvolvimento orgânico do bom senso, como se fosse uma espécie de jusnaturalismo formado por leis de convivência que não se encontram escritas nos textos legais. E que o surgimento da sociedade de massas é fruto de um cenário no qual a pluralidade e o contraditório deixaram de ser algo salutar.

Biografia do Autor

Dennyson Arruda de Souza

Bacharel em Filosofia pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e Graduando em Teologia pela mesma instituição

Cesar Augusto Veras

Bacharel em Filosofia pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e Pós-Graduado em Docência no Ensino Superior e em MBA Executivo em Gestão Empresarial pela mesma instituição. Pós-Graduado em MBA em Gestão de Pessoas pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) e em Ciência Política pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Atualmente cursando graduação em Teologia pela UCDB.

Fernando Campos Peixoto

Licenciado em Filosofia pelo Claretiano-Centro Universitário (CLARETIANO); Bacharel em Teologia pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB); Pós-Graduado em Gestão de Pessoas pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB); Pós-Graduado em Psicologia Organizacional e do Trabalho pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB); Pós-Graduado MBA em Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR); Mestrando em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

Pedro Pereira Borges

Possui graduação em Pedagogia e Filosofia pela Universidade Católica Dom Bosco, de Campo Grande-MS (UCDB-CG), graduação em Teologia pelo Instituto Santo Tomás de Aquino de Belo Horizonte (ISTA) e Università Pontifícia Salesiana di Roma (UPS-Roma) (2001), mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) (2007) e doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) (2012).

Downloads

Publicado

29/07/2022

Como Citar

Arruda de Souza, D., Augusto Veras, C., Campos Peixoto, F., & Pereira Borges, P. (2022). SOBRE A IMPORTÂNCIA DO PENSAMENTO SOCRÁTICO NA CONTEMPORANEIDADE: ON THE IMPORTANCE OF SOCRATIC THOUGHT IN CONTEMPORARY. Revista Contemplação, (27). Recuperado de https://revista.fajopa.com/index.php/contemplacao/article/view/327

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)