ECUMENISMO E O PAPA FRANCISCO

Autores

  • André Luiz Lemos FAJOPA
  • Adriano José Alves Ramos FAJOPA

Palavras-chave:

Ecumenismo, Diálogo, Pluralidade eclesial, Conversão Pastoral, Igreja em saída

Resumo

O método teológico do Papa Francisco resgata a temática do Concílio Vaticano II do ser Igreja aberta ao mundo numa postura de diálogo, considerando o homem em sua realidade concreta de pluralidade eclesial e de potencial ecumênico. A partir de uma conversão pastoral, ela está mais preocupada em acolher do que anatematizar, adota uma reflexão teológica em saída que busca compreender e se relacionar em meio aos desdobramentos das variadas profissões de fé cristãs. A contar de uma fé encarnada, compreende que Deus quer a salvação de todos e, adotando um comportamento inclusivista, acolhe o homem que está em constante mudança em sua realidade situada. Trata-se de uma Igreja Sinodal em saída que, de forma especial no Pontificado do Papa Francisco, compreende a urgência de encarnar o Evangelho e viver seu duplo mandamento do amor.

Referências

BARREIRO, A. A Figura Carismática de João XXIII e seu Programa Conciliar de “Aggiornamento”. Belo Horizonte. Síntese. v. 1 n. 2 (1974). Disponível em: <https://www.faje.edu.br/periodicos/index.php/Sintese/article/view/2630>. Acesso em: 16 mai 2023.

BÍBLIA DE JERUSALÉM. São Paulo: Paulus, 2017.

CONCÍLIO VATICANO II. Constituição Dogmática Lumem Gentium: sobre a Igreja. In: VIER, Frederico (Org.). Compendio Vaticano II: constituições, decretos, declarações. Petrópolis: Vozes, 1968.

CONFERÊNCIA EPISCOPAL LATINO-AMERICANO - CELAM. Texto conclusivo da Conferência de Aparecida: texto conclusivo da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americana e do Caribe. 2. ed. São Paulo: Paulus, 2007.

FRANCISCO, Papa. Carta Encíclica Fratelli Tutti: sobre a fraternidade e a amizade social. São Paulo: Paulinas, 2021.

FRANCISCO, Papa. Encontro Ecumênico e Inter-religioso: Discurso do Santo Padre na viagem apostólica ao Quênia, Uganda e república centro-africana. Disponível em: <https://www.vatican.va/content/francesco/pt/speeches/2015/november/documents/papa-francesco_20151126_kenya-incontro-interreligioso.html> Acesso em: 20 ago 2023.

FRANCISCO, Papa. Exortação Apostólica Evangelii Gaudium: a alegria do Evangelho: sobre o anúncio do Evangelho no mundo atual. São Paulo: Paulinas, 2014.

MANZATTO, Antonio. Fundamentos Teológicos da Gaudium et Spes. Revista de Cultura Teológica. v. 17 - n. 68 - JUL/DEZ 2009.

MIRANDA, M. F. Igreja Sinodal. São Paulo: Paulinas, 2021. (Teologia do Papa Francisco).

MOLTMANN, J. Experiências e reflexão teológica. Caminhos e formas da teologia cristã. São Leopoldo: Unisinos, 2004.

PASSOS, J. D. Método Teológico. São Paulo: Paulinas, 2018. (Teologia do Papa Francisco).

PAULO VI, Papa. Declaração Nostra Aetate: sobre a Igreja e as religiões não-cristãs. São Paulo: Paulinas, 2007.

PAULO VI, Papa. Decreto Unitatis Redintegratio: sobre o ecumenismo. São Paulo: Paulinas, 2005.

WOLFF, E. Igreja em diálogo. São Paulo: Paulinas, 2019.

Downloads

Publicado

15/12/2023

Como Citar

Lemos, A. L., & Ramos, A. J. A. (2023). ECUMENISMO E O PAPA FRANCISCO. Revista Contemplação, (32), 103–111. Recuperado de https://revista.fajopa.com/index.php/contemplacao/article/view/392

Edição

Seção

Artigos