PAPA FRANCISCO E PAUL RICOEUR: CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE EVANGELIZAÇÃO HOJE

Autores

  • Claudio Antonio Delfino

Palavras-chave:

Igreja, Evangelização, Missão, Papa Francisco, Paul Ricoeur

Resumo

Ai de mim, se eu não anunciar o Evangelho (1Cor 9,16). A prerrogativa de anunciar o Evangelho é um mandato de Jesus dirigido a toda Igreja. Sendo discipula/missionária do Senhor, ela deve manter seus olhos fixos Nele e voltar-se para a realidade onde se encontra para pregar a Boa-nova do Reino de Deus, realizando a vontade do Pai e deixando-se guiar pelo seu Espírito. Tal anúncio deve proporcionar aos seus interlocutores uma renovada esperança na vida, preferencialmente, aos mais vulneráveis, e não um fardo que provoque ainda mais sofrimento na existência deles. Afinal, quais seriam os desafios para evangelizar hoje, sendo fiel ao Senhor e buscando responder às mais diversas interrogações do espírito humano? A partir disso, pretende-se com esta reflexão verificar as contribuições do pensamento do Papa Francisco e de Paul Ricoeur para a missão da Igreja de evangelizar na atualidade. Utilizando o método ver, julgar e agir buscar-se-á, diagnosticar panoramicamente, a realidade hodierna à luz da Revelação, apresentar os elementos que a iluminem e indicar as colaborações teológico-pastorais para a evangelização hoje, com base no que foi proposto.

Referências

BÍBLIA. Bíblia de Jerusalém. São Paulo: Paulus, 2002.

CONCÍLIO VATICANO II. Dei Verbum (Constituição Dogmática sobre a Revelação Divina). In: VIER, Frei Federico (Coord.) Compêndio do Vaticano II: constituições, decretos e declarações. 25ª. Ed. 1996. Petrópolis: Vozes, 1968.

CONCÍLIO VATICANO II. Gaudium et Spes (Sobre a Igreja no mundo de hoje). In: VIER, Frei Federico (Coord.) Compêndio do Vaticano II: constituições, decretos e declarações. 25ª. Ed. 1996. Petrópolis: Vozes, 1968.

CONSELHO EPISCOPAL LATINO-AMERICANO. Documento de Aparecida. São Paulo: Paulus e Paulinas, 2007.

FRANCISCO, Papa. Evangelii Gaudium (Exortação Apostólica sobre o Anúncio do Evangelho no mundo atual). Brasília: CNBB, 2013.

FRANCISCO, Papa. Fratelli Tutti (Carta Encíclica sobre a Fraternidade e a Amizade Social). São Paulo: Paulus, 2020.

FRANCISCO, Papa. Laudato Si (Carta Encíclica sobre a Casa Comum). Brasília: CNBB, 2015.

FRANCISCO, Papa. Lumen Fidei (Carta Encíclica sobre a Luz da Fé). Brasília: CNBB, 2013.

FRANCISCO, Papa. Querida Amazônia (Exortação Apostólica Pós-Sinodal ao Povo de Deus e a todas as pessoas de boa vontade). São Paulo: Loyola, 2020.

FRANCISCO, Papa. Veritatis Gaudium (Constituição apostólica sobre as Universidades e as Faculdades Eclesiásticas). Brasília: CNBB, 2018.

LIBANIO, João Batista. Eu Creio, Nós cremos. Tratado da fé. São Paulo: Loyola, 2000.

RICOEUR, Paul. “Essere protestanti oggi”. In: C. PARAVATI. Paul Ricoeur. Per un’ utopia ecclesiale. Torino: Claudiana, 2018.

RICOEUR, Paul. Tempo e narrativa: a intriga e a narrativa histórica. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

RICOEUR, Paul. A Hermenêutica Bíblica. (Apresentação: François-Xavier Anherdt; Tradução: Paulo Meneses). São Paulo: Loyola, 2006.

UNASUS. Organização Mundial da Saúde declara início da Pandemia. Disponível em: <https://www.unasus.gov.br/noticia/organizacao-mundial-de-saude-declara-pandemia-de-coronavírus>.

XAVIER, D. J. (Organizador) Paul Ricoeur de A a Z (Uma contribuição de estudantes para estudantes). São Paulo: Fons Sapientiae, 2019.

Downloads

Publicado

06/07/2023

Como Citar

Delfino, C. A. (2023). PAPA FRANCISCO E PAUL RICOEUR: CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE EVANGELIZAÇÃO HOJE. Revista Contemplação, (31). Recuperado de https://revista.fajopa.com/index.php/contemplacao/article/view/378

Edição

Seção

Artigos