MARIA NA MISSÃO E NA ESPIRITUALIDADE DO PRESBÍTERO DIOCESANO: FÉ OU CONVENIÊNCIA?

MARY IN THE MISSION AND SPIRITUALITY OF THE DIOCESAN PRESBYTER: FAITH OR CONVENIENCE?

Autores

  • Daniel Nunes Souza
  • Alex Silva Messias

Palavras-chave:

Maria, Presbíteros, Espiritualidade, Virtudes

Resumo

O presente artigo pretende analisar como alguns presbíteros diocesanos vivem sua relação com Maria, Mãe de Jesus Cristo. O objetivo é discutir como as virtudes marianas são vivenciadas ou não na identidade e missão dos presbíteros diocesanos. Para tanto, utilizou-se das metodologias de revisão bibliográfica narrativa e pesquisa de campo, a partir da elaboração de um roteiro, em forma de questionário, para a coleta de dados de alguns presbíteros diocesanos do Estado do Mato Grosso do Sul. O presente estudo aponta que a maioria dos presbíteros diocesanos possui uma espiritualidade convencional, da qual esperam de Maria favores e proteção, esquecendo-se do que é mais eficaz na devoção mariana: a imitação de suas virtudes.

Biografia do Autor

Daniel Nunes Souza

Licenciado em Filosofia (2016) pela Universidade Católica Dom Bosco - UCDB, bacharel em Teologia (2020) pelo Instituto Teológico João Paulo II - Universidade Católica Dom Bosco – UCDB.

Alex Silva Messias

Licenciado em Filosofia (2004) pela Universidade Católica Dom Bosco - UCDB, bacharel em Teologia (2014) pela Faculdade João Paulo II - FAJOPA/USP, com bacharelado eclesiástico pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP. Mestrado em Psicologia (2018) pela UCDB.

Downloads

Publicado

29/07/2022

Como Citar

Nunes Souza, D., & Silva Messias, A. (2022). MARIA NA MISSÃO E NA ESPIRITUALIDADE DO PRESBÍTERO DIOCESANO: FÉ OU CONVENIÊNCIA? MARY IN THE MISSION AND SPIRITUALITY OF THE DIOCESAN PRESBYTER: FAITH OR CONVENIENCE?. Revista Contemplação, (27). Recuperado de https://revista.fajopa.com/index.php/contemplacao/article/view/330

Edição

Seção

Artigos