A NÃO CONFLUÊNCIA DA TEORIA DA EVOLUÇÃO DAS ESPÉCIES COM A IDEIA DAS RAZÕES SEMINAIS DE SANTO AGOSTINHO

THE NON-CONFLUENCE OF THE THEORY OF EVOLUTION OF SPECIES WITH THE IDEA OF THE SEMINAL REASONS OF SANTO AGOSTINHO

Autores

  • Paulo Eduardo Benetti de Arruda

Palavras-chave:

Razões Seminais, Teoria da Evolução, Seleção Natural, Criação Darwin, Santo Agostinho

Resumo

A Teoria da Seleção Natural de Charles Darwin em 1859, também conhecida popularmente como a Teoria da Evolução das Espécies é a ideia mais profunda e abrangente dos últimos três séculos, além de causar discussões nos meios acadêmicos dos cursos de filosofia e teologia, defendendo a ideia de que as criaturas foram se desenvolvendo ao longo do tempo através do mecanismo da seleção natural e não pela ideia de que Deus as fez de maneira fixada, onde o próprio Criador rege sua criação. O presente artigo buscou explicitar de maneira clara e objetiva através de pesquisas bibliográficas e de artigos que a Teoria da Evolução das Espécies apresenta divergências em relação a doutrina das Razões Seminais de Santo Agostinho. As conclusões tiradas foram que as ideias de ambos os autores divergem realmente, pois Agostinho explica o surgimento de novas espécies de uma forma totalmente teísta, onde, segundo ele, não há um surgimento de novas espécies, pois a criação de todos os seres foi feita em um único momento. Sendo assim, há somente uma administração da primeira criação, onde uma das formas de se reger a criação são as Razões Seminais, cujo princípio é que Deus colocara “sementes” de potencialidade nos seres a fim de serem atualizados ao longo do tempo de acordo com a sua vontade. Já a Seleção Natural de Darwin propõe que a natureza seleciona as espécies mais aptas ao ambiente. Consequentemente, esta adaptabilidade é o que gera o que chamamos de evolução das espécies.

Biografia do Autor

Paulo Eduardo Benetti de Arruda

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP – Campus de Assis; graduando em Teologia pela FAJOPA - Marília.

Downloads

Publicado

29/07/2022

Como Citar

Eduardo Benetti de Arruda, P. (2022). A NÃO CONFLUÊNCIA DA TEORIA DA EVOLUÇÃO DAS ESPÉCIES COM A IDEIA DAS RAZÕES SEMINAIS DE SANTO AGOSTINHO: THE NON-CONFLUENCE OF THE THEORY OF EVOLUTION OF SPECIES WITH THE IDEA OF THE SEMINAL REASONS OF SANTO AGOSTINHO. Revista Contemplação, (27). Recuperado de https://revista.fajopa.com/index.php/contemplacao/article/view/321

Edição

Seção

Artigos