Editorial - 11ª Edição (Edição especial)
Resumo
Nesta edição de Julho da Revista Contemplação – Revista Acadêmica de Filosofia e Teologia da Faculdade João Paulo II lançamos também uma Edição Especial, com a temática: O Concílio Vaticano II, uma Igreja [ainda] em mudança? Antes de mais nada, o Vaticano II é único no seu gênero pois, pela primeira vez na história dos concílios ecumênicos, não houve uma convocação de padres conciliares para condenar algo ou alguém. Pelo contrário, reuniram-se bispos de todo o orbe para descobrir e propor caminhos de libertação para toda a sociedade de modo inclusivo, não rejeitando aspectos ou matizes, ainda que contrários à fé e práticas cristãs. Tendo um caráter eminentemente pastoral convida-nos a adentrar num mundo novo, aquele proposto já no início da Igreja, onde, como seguidores de Cristo, manifestamos o nosso ser como: dispensadores de graças inefáveis; iluminadores que se apresentam, em diálogo franco e aberto, ao mundo, com propostas e práticas claras e plausíveis; agentes de salvação que se oferecem como hóstias vivas para o resgate de todo e qualquer ser humano em vias de necessidade.
A motivação para refletirmos este tempo de graça, lufada do Espírito para nosso tempo, é mais que óbvia: estamos enlevados e desejando veementemente que o “já” encontre lugar no “ainda não” para que o Reino se faça sempre mais presente em nossas vidas. O título em si, de antemão, quer ser uma provocação.
Como propor [ainda] mudanças? Já faz cinquenta anos desde o encerramento do Concílio, será que não está na hora de um novo, ou este [ainda] tem fôlego para permanecer? Este [ainda] tem algo a nos oferecer? Tais questionamentos, e outros tantos, nos fazem perceber que, num mundo fluido como o nosso, um Jubileu de Ouro, diferentemente do que nos propõe este século - a saber, que tudo deve manar e, então, desfazer-se tão rapidamente quanto possível - é momento oportuno para corroborar o já vivido, ajustando o que não ocorreu conforme o espírito conciliar; robustecer as iniciativas que florescem e dão frutos de esperança de dias melhores; encorajar ainda mais os fiéis a serem protagonistas, a fim de termos uma sociedade mais justa e fraterna, sinal do Reino de Deus.
Jubileus são momentos especiais para comemoração, porque não dizer, rememoração daquilo que havia sido proposto e que foi vivenciado nos anos evocados. Nada melhor que, nesta época propícia de celebração jubilar, relembrarmos feitos desses cinquenta anos de Concílio Vaticano II. É nesse ensejo que a presente Edição Especial compõe o número 11 da Contemplação e conta com 4 artigos que discutem esse tema com profundidade e clareza.
Desejamos uma ótima e festiva leitura!
Os Editores