O CONCEITO DE FÉ E DE “COISA EM SI” A PARTIR DA LEITURA DE PEDRO ABELARDO E KANT

Autores

  • Edsel Pamplona Diebe

Resumo

A filosofia transcendental de Kant (1724-1804) modificou muito o conceito de fé que os modernos herdaram da Idade Média. Para Kant, por exemplo, só haverá cânone, ou seja, um conjunto dos princípios a priori do uso legítimo de certas faculdades cognitivas em geral, apenas na possibilidade do uso da razão; caso contrário, o conhecimento concebido não passará de mera especulação. A partir dessa perspectiva, quando nos referimos ao conceito de fé e de Deus, não poderemos afirmá-los a partir de um cânone sem antes investigarmos esses conceitos de forma a priori. O conhecimento da “coisa em si” foi tema desenvolvido tanto por Pedro Abelardo (1079-1142) no século XII quanto por Kant na modernidade e em ambos se relaciona ao conceito de fé enquanto crença. Podemos destacar a tentativa de fundamentar o conhecimento das coisas em bases racionais, porém para um filósofo medieval como Abelardo havia necessariamente a justificação de tudo o que era conhecido em Deus, entidade tomada como existente e criadora do mundo. Em Kant, veremos a razão autônoma, que empreende um “tribunal” a si mesma a fim de assegurar suas verdadeiras possibilidades e limites. Nosso objetivo será compreender o conceito de fé relacionado ao conceito de “coisa em si” e à possibilidade da existência de Deus como criador em dois momentos filosóficos específicos, a saber: na escolástica medieval e na modernidade. Na escolástica, fundamentaremos o tema a partir da leitura de Pedro Abelardo acerca da fé; na modernidade, nosso entendimento se dará a partir do conceito de fé moral/racional de Kant.

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Publicado

26/01/2015

Como Citar

Pamplona Diebe, E. (2015). O CONCEITO DE FÉ E DE “COISA EM SI” A PARTIR DA LEITURA DE PEDRO ABELARDO E KANT. Revista Contemplação, (8). Recuperado de https://revista.fajopa.com/index.php/contemplacao/article/view/51

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