A FALSEABILIDADE COMO MÉTODO DE DEMARCAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO EM POPPER

Autores

  • Filipe Thomas da Costa Santos FACUMINAS EAD

Palavras-chave:

Demarcação, Ciência, Falseabilidade, Epistemologia, Metafísica, Cognição

Resumo

O presente artigo elucida o critério de demarcação entre conhecimento científico e o pseudocientífico, a falseabilidade e a verossimilitude, criado por Popper em resposta às problematizações surgidas sobre essa temática em seu tempo. O texto é dividido em quatro pontos principais: o primeiro, Quando uma teoria pode ser classificada como científica?; o segundo, Os problemas da verificação, um subtópico imanente a este, no entanto, não menos importante, Invalidade e irracionalidade da indução; o terceiro, O que caracteriza uma teoria como aceitável? (O método da falseabilidade e a verossimilitude); e o quarto, A atitude dogmática e a atitude crítica. O pensamento popperiano é de suma importância para a Filosofia da Ciência, uma corrente de pensamento contemporânea que busca basilar e demarcar o que é ciência e o que não é.

Referências

ARISTÓTELES. Metafísica. Trad. Edson Bini. São Paulo: Edipro, 2018.

CARVALHO, O. O Jardim das Aflições: De Epicuro à ressurreição de César: ensaio sobre o Materialismo e a Religião Civil. Campinas: Vide Editorial, 2015.

DEMÓCRITO DE ABDERA. Demócrito de Abdera. In: Os pensadores I. São Paulo: Abril Cultural, 1973, p. 315-368.

LEUCIPO DE MILETO. Leucipo de Mileto. In: Os pensadores I. São Paulo: Abril Cultural, 1973, p. 301-313.

NASCIMENTO, C. A. R.. As duas faces da ciência de acordo com Tomás de Aquino. Trans/Form/Ação, Marília, v. 42, p. 57-74, 2019.

PLATÃO. Fedro. In: Platão Diálogos Socráticos III. São Paulo: Edipro, 2019.

POPPER, K. R. Conjecturas e Refutações: O Progresso do Conhecimento Científico. Brasília: Editora UnB, 1980.

REALE, G.; ANTISERI, D. Descartes: “O fundador da filosofia moderna”. In: História da Filosofia: Volume 2. São Paulo: Paulus, 2007, p. 348-387.

REALE, G.; ANTISERI, D. O racionalismo crítico de Karl R. Popper. In: História da Filosofia: Volume 7. São Paulo: Paulus, 2006, p. 139-152.

SÃO TOMÁS DE AQUINO. O ente e a essência. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2005.

SCHMIDT, P.; SANTOS, J. L. O pensamento epistemológico de Karl Popper. ConTexto, v. 7, n. 11, p. 1-15, 2007.

Downloads

Publicado

15/12/2023

Como Citar

Santos, F. T. da C. (2023). A FALSEABILIDADE COMO MÉTODO DE DEMARCAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO EM POPPER. Revista Contemplação, (32), 21–31. Recuperado de https://revista.fajopa.com/index.php/contemplacao/article/view/386

Edição

Seção

Artigos